quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

5 projetos de varandas multiúso que valorizam os apartamentos

Estas varandas são espaços de descanso e convivência.

 

De um lado, equipamentos para os cozinheiros da casa exercitarem suas habilidades. de outro, um canto de estar. “Queríamos incrementar os 32 m² do espaço sem perder o clima de varanda que os moradores tanto valorizavam”, conta a arquiteta Kharina Fiuza, de São Paulo. Réguas de cumaru com 7 cm de largura (indusParquet) no piso dão impressão de continuidade do revestimento de tacos palito do living, ambiente vizinho. A mesma madeira é vista nos armários (art design Móveis) e escondendo a coifa. O granito preto são gabriel (PedraCor) da bancada da pia aparece também no frontão para simplificar a limpeza.
Da churrasqueira, os pratos do dia vão direto para o patamar superior (91 cm de altura) da mesa de Silestone gris da PedraCor. O recurso facilita a tarefa de servir e deixa a parte de apoio (73 cm de altura) mais livre e confortável. Acima dela, pendentes da Bertolucci. O fechamento com vidro e persianas rolô bege segue o padrão do condomínio.
Apaixonado por vinhos, o morador encontrou na varanda de 32 m² o local perfeito para guardar sua coleção de rótulos. Ao repetir o mármore travertino bruto (pedraCor) do living no ambiente, o arquiteto rodrigo Marcondes Ferraz, do escritório paulista FgMF, quis integrar os espaços. “Tivemos o cuidado de instalar a adega a uma distância de cerca de 2 m da região que recebe mais sol”, conta. Iluminação e equipamentos de som foram integrados à automação residencial e alcançam a varanda. A área da churrasqueira manteve o acabamento com pedra canjiquinha, padrão do edifício. Louças da Biona Cerâmicas.
Projetada para guardar até 700 garrafas, a adega ganhou proteção térmica. “Isolamos a base com uma camada de isopor e uma lona para a condensação da água não prejudicar o móvel e o piso”, conta o arquiteto Rodrigo.
Materiais resistentes e de manutenção fácil são os pontos fortes desta varanda de 42 m², com projeto da arquiteta de São Paulo Mari Ani Oglouyan. “O granito é um material que resiste ao calor e tem poros bem fechados, vantagem na manutenção”, explica a autora. Na hora do jantar, os pontos de luz embutidos no teto (la lampe) criam uma iluminação difusa e aconchegante, concentrada sobre a mesa de refeições. o piso é de porcelanato, alternativa que oferece alta resistência tanto contra manchas de sol quanto de gordura. “Para deixar a churrasqueira mais discreta, embutimos a coifa numa caixa de granito preto absoluto [Amazonas Pedras]”, detalha Mari Ani. Junto ao armário que mescla laminado e vidro – todos na mesma cor –, esse volume aparenta ser uma continuidade da marcenaria (Execução de RDS Designer). Um nicho sob a bancada reserva espaço para a cave.
O canto verde compõe o cenário para que o casal de moradores desfrute duas paixões: ela aprecia chás, e ele, vinhos. Do outro lado da varanda de 23 m², a marcenaria (novaes Ferreira) preenche o nicho da antiga churrasqueira e guarda os utensílios gourmet. No frontão da pia, o espelho reflete o jardim vertical projetado pela paisagista Drica Diogo e pela arquiteta Daniela Ruiz, de São Paulo. Um cooktop foi instalado sobre a base de mármore travertino bruto (Dimagra). A sensação de aconchego é reforçada pela peroba-rosa de demolição no piso. Jogo de chá: Regatta Casa.
O casal de moradores considera a bela vista da varanda para a lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, um convite à contemplação. “Fizemos um projeto funcional e despojado para que as duas crianças pequenas também aproveitem o local”, conta a arquiteta Patricia Carvalho, que executou o trabalho ao lado da sócia, Adriana Valle. A bancada de silestone oferece resistência e facilidade de manutenção sem roubar a atenção da marcenaria (oliveira & oliveira), toda de peroba-mica. “a minigeladeira fica exposta. ao lado dela, a porta do armário protege da luz uma cave de vinhos”, completa Patricia.
O antigo revestimento de pedra permanece sob as novas placas cimentícias de 1 x 1 m (Slim, da Solarium). “Não quisemos mexer na impermeabilização, que estava boa. Então refizemos o cálculo estrutural para ver se a varanda aguentaria a sobreposição. Com o aval do engenheiro, assentamos o novo piso, que é atérmico e mais fácil de limpar do que a pedra”, detalha Patricia.

  

Fonte: casa.com.br

 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Materiais diferentes para usar na bancada do banheiro

Na hora de escolher o material da bancada do banheiro, é importante avaliar diversos itens, como durabilidade e praticidade na limpeza.Veja quais são os prós e contras dos principais materiais:


Marmoglass®

Para o banheiro de 6 m², o arquiteto Diego Revollo escolheu bancada de Marmoglass® (0,42 x 2,20 m), material ideal para áreas molhadas, difícil de manchar ou riscar. Complementando o estilo clean do ambiente, pastilhas cerâmicas brancas retangulares (5 x 2,50 cm) cobrem as paredes e também o piso. Elas estão, inclusive, no revestimento do armário camuflado, que conta com prateleiras de vidro.


  • Produzido com pó de mármores e vidro;
  • Tem característica não porosa e muito brilhante;
  • Bastante resistente ao calor, riscos e materiais corrosivos;
  • Praticamente não absorve água e possui grande durabilidade;
  • A limpeza deve ser feita com detergente neutro e pano úmido. Evite produtos químicos.

Silestone®

A bancada de Silestone® Kensho, na tonalidade cinza-claro, foi utilizada neste banheiro de 9,80 m² para apoiar a cuba sobreposta (embutida na bancada, mas não totalmente, pois a borda fica para fora). O projeto do arquiteto Gerson Dutra de Sá ainda traz porcelanato City Clement (60 x 60 cm) no piso, numa composição harmoniosa com o restante dos elementos.


  • Material que tem o quartzo natural em 94% de sua composição;
  • Resistente a manchas e ao calor: suporta a exposição sem manchar 
  • Não corre o risco de sofrer arranhões;
  • Disponível em mais de 70 cores e tipos;
  • Única bancada de quartzo com proteção antibacteriana;
  • Para a limpeza, é recomendado o uso de saponáceo cremoso e água. 

Granito

A arquiteta Ana Luiza Mazini escolheu o granito amêndoa para a bancada do banheiro de 4 m², material também utilizado no apoio lateral dela, recurso que a deixou mais elegante. Abaixo, peças volantes de imbuia com gavetas revestidas com fórmica branca são ideais para a limpeza diária. As paredes e o piso foram revestidos com porcelanato bege para que, ao lado do marrom da pedra, encontrassem unidade.


  • Apresenta a vantagem de não ser porosa, portanto, não mancha quando caem respingos de água;
  • Resistente a riscos e oferece uma grande gama de cores e preços;
  • A limpeza precisa ser feita com produtos neutros e panos úmidos;
  • Nunca utilize corrosivos e evite o contato com produtos oleosos.

Mármore

A bancada de mármore foi a escolhida para o projeto de 5,40 m². “Optamos pela solução ‘toda branca’ para a bancada. Por isso, escolhemos o mármore branco piguês”, revela Ligia Resstom, arquiteta. Acima, as pastilhas de vidro azul formam uma moldura para o espelho, que ocupa a toda a extensão da parede.


  • Pode ser encontrada em diversas cores e diferentes valores;
  • Desvantagem: mancha com facilidade. Somente os mármores mais caros, como o carrara, possuem maior resistência a manchas;
  • A limpeza deve ser feita com apenas pano úmido e água;
  • Nunca use água sanitária ou qualquer produto corrosivo;
  • Evite deixar cair produtos gordurosos ou oleosos para prevenir manchas.

Vidro

A designer de interiores Simone Bigoto preferiu a bancada de vidro (2 x 0,50 m) para este ambiente, pois “o vidro é ótimo para uso em áreas molhadas e úmidas. Além disso, o tipo incolor proporciona transparência e leveza ao ambiente”. Pastilhas de vidro emolduram os espelhos e as paredes internas, “contrastando com as demais, que têm pintura epóxi branca, e criando um efeito agradável aos olhos, setorizando as áreas do banheiro”, completa a profissional.


  • As bancadas de vidro podem ser trabalhadas em diversos formatos e espessuras, além de conferir um ar de requinte ao ambiente;
  • A durabilidade também é uma grande vantagem desse material;
  • A limpeza do vidro é simples, basta usar um pano macio umedecido com água ou álcool.

Corian®  

A designer de interiores Denise Barreto colocou a bancada de Corian ® (1,62 x 0,78 x 0,40 m) para compor a ambientação do banheiro de 10 m², que também conta com uma banheira no mesmo material. “Ele foi escolhido por ser um material nobre e que está em alta”, explica. 


  • Composto por 70% de mineral natural e 30% de acrílico;
  • Pode ter qualquer medida e altura e não possui emendas;
  • Não mancha, pois não é poroso, mas pode riscar;
  • É mais resistente que o granito, não quebra e, em casos de danos, pode ser recuperado;
  • Pode utilizar qualquer produto de limpeza;
  • No caso de peças foscas, utilize o lado áspero de uma esponja de cozinha; já para as brilhantes ou com semibrilho, prefira o lado macio ou um pano.
  
Concreto

Para o banheiro de aproximadamente 10 m², a arquiteta Estella Netto escolheu a bancada de concreto, medindo 1,65 x 0,40 x 0,60 m, revestida de pastilhas de vidro na cor verde. “A vantagem de revestir com pastilhas é a resistência
à umidade: elas impermeabilizam o concreto”, explica Estella. O uso de concreto em bancadas, dependendo do revestimento, pode ter um valor vantajoso e “é possível fazer a bancada do tamanho que o cliente quiser, com fixação in loco, não dependendo de fornecedores”,completa a profissional.


  • Pode receber diversos tipos de revestimento, que devem ser escolhidos de acordo com o uso
  • É possível, ainda, deixar no concreto aparente: para isso, deve-se usar o concreto resinado, que evita a porosidade.
  • A limpeza vai depender do revestimento escolhido.

Madeira

Para o banheiro social, que também é usado como lavabo, a arquiteta Danielle Cortez e a designer de interiores Natália Meyer escolheram uma bancada de madeira maciça impermeabilizada com verniz marítimo. O ar rústico está
presente também na parede de tijolos aparentes, patinados com massa corrida, em contraste com as demais paredes revestidas de pastilhas de vidro brancas. Embaixo, um gaveteiro de laca branca fixado à parede complementa a decoração moderna e clean.

 

  • Não são necessários alguns tipos de materiais, como cimento, em sua instalação
  • É pouco resistente à umidade e pode ser arranhada facilmente
  • Passar verniz marítimo aumenta a resistência à água.
  • Procure não lavar com muita água, pois a umidade pode estragá-la.
  • O ideal é passar um pano úmido e detergente neutro