quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Escritório do Skype

Diferente do que se pode imaginar, o escritório do Skype não é todo azul e branco como seu logotipo. Mais uma prova de que projeto de interiores corporativo não precisa necessariamente seguir a risca as cores da identidade visual da empresa.

Com uso de móveis e objetos de design assinado com formas geométricas bem exploradas, a decoração conta com a cor branca e variações do cinza como base e aplicação bem distribuída de outros tons pelo ambiente. 
 














 
 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

11 prédios que são referência na Arquitetura Sustentável

A chamada Arquitetura Sustentável não é um estilo arquitetônico em si, mas uma série de princípios que permeia o projeto e a execução dos edifícios.

Conforme um dos artigos anteriores do Arquitetura Verde, Arquitetura Sustentável é aquela que oferece um ambiente de boa qualidade ao usuário, com uso otimizado da energia e redução do impacto ambiental, devendo ser um sistema em equilíbrio, que produza poucos dejetos na sua construção e durante seu uso.

Prédios que são referência na construção sustentável

 

A Arquitetura Sustentável atualmente se apresenta em variadas linguagens, desde as mais simples às mais tecnológicas. Veremos alguns exemplos de prédios que são referência na construção sustentável.

Arquitetura Vernacular

 

Casa-folha, do Escritório Mareines+Patalano Arquitetura

 

Arquitetura Orgânica


Centro Cultural Jean Marie Tjibaou, do arquiteto Renzo Piano

Nautilus, do arquiteto Javier Senosiain

Bioarquitetura


Instituto Baleia Jubarte, do Instituto Tibá

Green School, construída na ilha de Bali, Indonésia

Arquitetura Racionalista


Bedzed, do arquiteto Bill Dunster

Arquitetura Crítica Tipológica


Centro da Cultura Judaica, do arquiteto Roberto Loeb

Arquitetura High-Tech


HSBC Hong Kong, do arquiteto Norman Foster

Formas da Luz


Berliner Bogen, do escritório BRT Arkitecten

Linguagem Verde

 

Edificio Pergola, do arquiteto Bruno Stagno

 

Edifício da Pioneer, do arquiteto Enrique Browne

 

Inspirações

 

Como vimos, não há um padrão a ser seguido para uma arquitetura ser considerada sustentável: pode-se utilizar desde os materiais mais simples, como a terra existente no próprio terreno, até os mais modernos sistemas de automação.

O importante é aumentar a eficiência energética do edifício, usar materiais com certificação ambiental e, principalmente, atender os anseios dos usuários, proporcionando a eles mais qualidade de vida.

 


Fonte: Coletivo Verde

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tapete, estante, sofá dobrável e mais peças sustentáveis e econômicas

A crise econômica mundial trouxe algo bom: mesmo em países ricos, as pessoas começam a pensar o consumo exagerado e buscam ideias mais acessiveis para a casa. 

 

Os produtos mostrados aqui não estão à venda no brasil – servem apenas para ilustrar as tendências.

O tapete Siepe, da designer Paola Lenti, é tecido à mão, porém usa matéria-prima de ponta: cadarços feitos de um polímero. Por isso pode ficar em área externa.
Parece o bicho da goiaba, mas o Crazy head é um porta-capacete ou chapéu. A boca do utensílio, feito de polietileno em 11 cores, organiza chaves e gravatas. Também inclui um gancho para pendurar casacos. Da italiana Myyour.
Com múltiplas funções, o módulo de polietileno Quby guarda livros e ainda divide ambientes sem impedir a passagem de luz. Pode apoiar-se no chão ou ser pendurado na parede. Da italiana B-Line.
Com tampo de vidro, é mesa; sem vidro, pufe. Produzidas em plástico resistente, em 14 cores, as peças da Myyour (assinadas pela Moredesign) lembram uma espaçonave. São empilháveis e fáceis de movimentar.
Quem diria que barras de aço usadas na construção virariam pés de mesa? O designer Sylvain Willenz apostou no material, pintado com tinta fosca, para desenvolver a coleção Candy Tables, que tem tampos também de aço. Da italiana Cappellini.
Estica e puxa. É assim que funciona a poltrona-cama Virgola, criada por Giulio Manzoni para a italiana Campeggi. Em formato de vírgula, o braço tem função de encosto.

 

Fomte: casa.com.br