quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

5 projetos de varandas multiúso que valorizam os apartamentos

Estas varandas são espaços de descanso e convivência.

 

De um lado, equipamentos para os cozinheiros da casa exercitarem suas habilidades. de outro, um canto de estar. “Queríamos incrementar os 32 m² do espaço sem perder o clima de varanda que os moradores tanto valorizavam”, conta a arquiteta Kharina Fiuza, de São Paulo. Réguas de cumaru com 7 cm de largura (indusParquet) no piso dão impressão de continuidade do revestimento de tacos palito do living, ambiente vizinho. A mesma madeira é vista nos armários (art design Móveis) e escondendo a coifa. O granito preto são gabriel (PedraCor) da bancada da pia aparece também no frontão para simplificar a limpeza.
Da churrasqueira, os pratos do dia vão direto para o patamar superior (91 cm de altura) da mesa de Silestone gris da PedraCor. O recurso facilita a tarefa de servir e deixa a parte de apoio (73 cm de altura) mais livre e confortável. Acima dela, pendentes da Bertolucci. O fechamento com vidro e persianas rolô bege segue o padrão do condomínio.
Apaixonado por vinhos, o morador encontrou na varanda de 32 m² o local perfeito para guardar sua coleção de rótulos. Ao repetir o mármore travertino bruto (pedraCor) do living no ambiente, o arquiteto rodrigo Marcondes Ferraz, do escritório paulista FgMF, quis integrar os espaços. “Tivemos o cuidado de instalar a adega a uma distância de cerca de 2 m da região que recebe mais sol”, conta. Iluminação e equipamentos de som foram integrados à automação residencial e alcançam a varanda. A área da churrasqueira manteve o acabamento com pedra canjiquinha, padrão do edifício. Louças da Biona Cerâmicas.
Projetada para guardar até 700 garrafas, a adega ganhou proteção térmica. “Isolamos a base com uma camada de isopor e uma lona para a condensação da água não prejudicar o móvel e o piso”, conta o arquiteto Rodrigo.
Materiais resistentes e de manutenção fácil são os pontos fortes desta varanda de 42 m², com projeto da arquiteta de São Paulo Mari Ani Oglouyan. “O granito é um material que resiste ao calor e tem poros bem fechados, vantagem na manutenção”, explica a autora. Na hora do jantar, os pontos de luz embutidos no teto (la lampe) criam uma iluminação difusa e aconchegante, concentrada sobre a mesa de refeições. o piso é de porcelanato, alternativa que oferece alta resistência tanto contra manchas de sol quanto de gordura. “Para deixar a churrasqueira mais discreta, embutimos a coifa numa caixa de granito preto absoluto [Amazonas Pedras]”, detalha Mari Ani. Junto ao armário que mescla laminado e vidro – todos na mesma cor –, esse volume aparenta ser uma continuidade da marcenaria (Execução de RDS Designer). Um nicho sob a bancada reserva espaço para a cave.
O canto verde compõe o cenário para que o casal de moradores desfrute duas paixões: ela aprecia chás, e ele, vinhos. Do outro lado da varanda de 23 m², a marcenaria (novaes Ferreira) preenche o nicho da antiga churrasqueira e guarda os utensílios gourmet. No frontão da pia, o espelho reflete o jardim vertical projetado pela paisagista Drica Diogo e pela arquiteta Daniela Ruiz, de São Paulo. Um cooktop foi instalado sobre a base de mármore travertino bruto (Dimagra). A sensação de aconchego é reforçada pela peroba-rosa de demolição no piso. Jogo de chá: Regatta Casa.
O casal de moradores considera a bela vista da varanda para a lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, um convite à contemplação. “Fizemos um projeto funcional e despojado para que as duas crianças pequenas também aproveitem o local”, conta a arquiteta Patricia Carvalho, que executou o trabalho ao lado da sócia, Adriana Valle. A bancada de silestone oferece resistência e facilidade de manutenção sem roubar a atenção da marcenaria (oliveira & oliveira), toda de peroba-mica. “a minigeladeira fica exposta. ao lado dela, a porta do armário protege da luz uma cave de vinhos”, completa Patricia.
O antigo revestimento de pedra permanece sob as novas placas cimentícias de 1 x 1 m (Slim, da Solarium). “Não quisemos mexer na impermeabilização, que estava boa. Então refizemos o cálculo estrutural para ver se a varanda aguentaria a sobreposição. Com o aval do engenheiro, assentamos o novo piso, que é atérmico e mais fácil de limpar do que a pedra”, detalha Patricia.

  

Fonte: casa.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário