sexta-feira, 25 de maio de 2012

Casa de sonho com vista para o canal de São Sebastião

Tão cara aos marinheiros, a sensação de deslizar sobre as águas do oceano permeia este pedaço de terra firme. A casa, refúgio de um velejador de longa data, evoca em cada ambienteo que ele antes só experimentava na proa da embarcação: estar diante de um horizonte sem fim. Foi justamente a rara vista para o canal de São Sebastião que o levou a escolher este terreno íngreme. Respeitando o limite de 8 m de altura imposto pela legislação, o arquiteto André Becker, de São Paulo, organizou os três níveis da moradia com dois cubos desencontrados de 7,50 m de lado. Os dois patamares inferiores dedicam-se aos quartos. Na parte mais alta do lote, a entrada desemboca nas áreas de convivência – sala, cozinha e um terraço de 70 m² que se lança, como num mergulho, à paisagem.

Fincado numa encosta íngreme de Ilhabela, litoral de São Paulo, este projeto emoldura entre seus ângulos retos a paisagem do canal de São Sebastião. Além das aberturas generosas, estratégias inteligentes tornam os ambientes arejados como a proa de um navio.

 

A entrada pela face leste dá acesso direto às áreas sociais. Discreta, a janela da cozinha, um rasgo horizontal, ajuda a promover a ventilação cruzada e abriga uma floreira com temperos, pedido do proprietário.

Nove chapas metálicas expandidas (que parecem grades, pois passam por estiramento na fabricação), da Permetal, compõem a cobertura fixada por tirantes metálicos numa viga de concreto. Elas refletem os raios solares ao mesmo tempo que sombreiam a sala e protegem parte do terraço da insolação no lado oeste.

Isso sem obstruir a visão do céu. “Vista da parte mais baixa do terreno, a superfície é quase transparente”, descreve o arquiteto, que elegeu o piso de mosaico português. Tapete da By Kamy.

Localizados no piso mais baixo, os dormitórios dos dois filhos, além de privacidade, oferecem vista para a copa das árvores do terreno preservadas pelo projeto.

Revestida de cimento queimado com detalhes de madeira, esta escada leva da área social aos quartos nos pisos intermediário e inferior.

O formato da casa é definido por dois cubos desencontrados. Um deles – o que abriga todos os quartos – está totalmente visível na foto à esquerda. A laje que dá origem ao terraço encobre parcialmente o outro, mais atrás. Cada um dos pisos da casa tem entre si a diferença de 3,50 m.

O movimento dos barcos no canal pode ser observado durante um banho de ofurô. Na suíte principal e nos demais quartos, o piso de cimento queimado recebeu juntas de madeira para evitar trincas, formando módulos de 1,50 x 1,50 m.

Uma das raras estruturas curvilíneas do projeto, a escadaria externa é uma passagem alternativa às áreas sociais, conectando a entrada à piscina, à churrasqueira e à área de serviço.


O terraço, contínuo à sala, foi pensado para evitar todo tipo de interferência visual entre este espaço da casa e o horizonte. Os bancos em L, elevados, permitem que da piscina se enxergue o canal, povoado por embarcações.


Fonte: casa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário